Livros de Noah Gordon


Noah Gordon (1926- ) Noah Gordon nasceu em 1926 em Worcester, Estados Unidos. Formado pela Universidade de Boston em ciências e jornalismo, sempre buscou conciliar estas duas áreas em sua carreira. Foi editor de ciências do "Boston Herald" e editor de duas revistas médicas, "Psychiatric Opinion" e "The Journal of Human Stress". Na literatura, fez da história da medicina o foco principal da trilogia que lhe deu fama mundial formada por "O Físico", "Xamã" e "A Escolha da Dr.ª Cole".


O Físico



O drama turbulento e, por vezes, divertido, de um homem dotado do poder quase místico de curar, que tem a obsessão de vencer a morte e a doença, é aqui contado desde o obscurantismo e a brutalidade do século XI na Inglaterra ao esplendor e sensualidade da Pérsia, detalhando a idade de ouro da civilização árabe e judaica.
A história começa quando Rob Cole, órfão, aprendiz de um barbeiro-cirurgião na Inglaterra, toma conhecimento da existência de uma escola extraordinária na Pérsia, onde um famoso físico leciona. Decidido a ir a seu encontro, descobre que o único problema estava no fato de que cristãos não tinham acesso ís universidades muçulmanas durante as Cruzadas. A solução era Rob assumir a identidade de um judeu, ao mesmo tempo em que se envolvia com uma avalanche de fatos verdadeiramente impressionantes. ´Mais que uma recriação histórica magistral, aqui está também a história fantástica de uma vocação para a medicina. O romance de Noah Gordon recria o século XI de maneira tão eloqüente que o leitor é levado em suas centenas de páginas por uma onda gigantesca de autenticidade e imaginação´, como se referiu o Publishers Weekly a O Físico, de Noah Gordon, autor festejado como um dos maiores nomes do mundo literário norte-americano e presente em todas as listas dos livros mais vendidos. Para a escritora Belva Plain, O Físico, ´é a história da aventura de um desses raros homens que nasceram para serem médicos´.

DOWNLOAD

Xamã: a História de um Médico no Século XIX


Xamã", ficção histórica, é o segundo volume da trilogia de Noah Gordon sobre a história da medicina. Abrange o período de 1839 a 1865, quando a anestesia ainda é novidade na prática médica. A trilogia começa com "O Físico", no século 11, e termina no século 20 com "A Escolha da Dr.ª Cole". Seus protagonistas pertencem a uma família de médicos que dá ao primogênito o nome de Robert e um segundo nome iniciado por J. Na Escócia de 1839, o assistente do cirurgião William Fergusson, Robert Judson, do Hospital da Universidade de Edimburgo, é obrigado a imigrar por ter escrito um panfleto contra a coroa inglesa. Começa a clinicar em Boston, mas se desilude com o trabalho filantrópico e compra terras em Illinois, onde aprende segredos com Makwa-ikwa, uma curandeira índia. Casa-se e tem um filho, Xamã, surdo e dono de um sexto sentido para diagnósticos. Pai e filho tratam feridos durante a Guerra de Secessão.

DOWNLOAD

Escolha da Dra. Cole: Cotidiano de uma Médica Século XX


Nada mais universal do que os assuntos referentes a saúde e medicina, temas centrais de O físico e Xamã. Em A escolha da Dra. Cole, Noah Gordon volta ao tema, fechando a trilogia que traça a história da família simples que formou médicos desde a Idade Média — os Cole. Para manter a tradição, o primeiro filho tinha que ser homem. Depois, ser médico. Mas Roberta desafiou as regras mantidas por gerações e gerações de sua família: além de ter nascido mulher, estudou Direito.
Tudo bem se o destino não a tivesse colocado frente a frente com uma constatação que ela mesma não queria encarar: a exemplo de outros Coles, ela herdara um dom – ela pressentia quando uma pessoa ia morrer ao segurar-lhe as mãos. Um dia, ao apertar a mão de seu marido e grande amor, ela pressentiu sua morte. Daí para a frente Roberta soube que um impulso mais forte a levaria a trilhar o mesmo caminho de seus antepassados e se formou em medicina.
Logo, logo tornou-se uma das mais respeitadas profissionais do Lemuel Grace Hospital, de Boston. Sua carreira ia de vento em popa quando deparou pela primeira vez com os desafios da competição profissional do mundo moderno. Roberta perdeu javascript:void(0)a chefia de um importante departamento do hospital por não aceitar certas regras impostas pelo peso do cargo – ela teria que se afastar do trabalho numa clínica de abortos. Desapontada, decide dar uma guinada na vida e vai exercer a medicina numa cidadezinha rural do interior de Massachusetts. Aí começa a verdadeira saga da Dra. Cole.
Mais uma vez, num romance intenso e emocionante, Noah Gordon cria personagens que são fascinantes exercícios de generosidade e amor e tramas recheadas de conflitos e questões éticas, de investigação do mundo e da vida humana. A escolha da Dra. Cole, foi aclamado como mais um dos grandes sucessos do autor.

DOWNLOAD

 


Templates Novo Blogger 2008